"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, julho 14, 2008

Eduardo e Carolina Ramos dia 17 às 22h no Museu Nacional de Arqueologia




Na próxima quinta-feira, dia 17, pelas dez horas da noite, o cantor Eduardo Ramos, o Ensemble Moçárabe e a bailarina Carolina Ramos serão os animadores de uma noite especial no Museu Nacional de Arqueologia, nos Jerónimos.

Reproduzo excertos do artigo que escrevi sobre o cantor, em Janeiro:

"Quando me começo a dedicar à música árabe, foi como reencontrar uma coisa que andava à procura. Quando fiquei imbuído desses sons, dessa cultura musical, senti que era o que andava à procura há anos e anos, e do qual não quero mais sair. Ao nível profissional tem sido muito bom, porque tenho evoluído musicalmente, e ao nível de concertos, por causa de festivais/feiras medievais, árabes e islâmcas, há uma abertura à medievalidade e arabidade. Como sou dos poucos que faz este género de música sempre vou sobrevivendo.”
Eduardo Ramos compõe “de cabeça e fixo tudo. Não sei uma nota de música.” Quando as melodias surgem "É um mistério. Às vezes estou na cama, ligo o gravador, toco o alaúde e aprendo o que tinha gravado no dia anterior. São coisas repentinas, que não sei de onde vem, parece que são deuses, musas, que nos sopram a inspiração. A improvisação faz muito parte da minha música. Isso é capaz de vir da minha passagem do jazz-rock.” Tem três alaúdes, todos tunisinos e está à espera do quarto. Mas utiliza também a flauta indiana, a zucra (que é uma gaita da Tunísia, feita em cana que tem um corno), gambry de Marrocos, berimbau, quissange (de África, que aprendeu em Angola) e viola.
Com espectadores fiéis que o acompanham pelo país (“Em todos os espectáculos senti que o público sempre teve uma grande comunhão”), Eduardo Ramos é um músico de referência pelo excelente desempenho, de grande originalidade e qualidade. “As poucas pessoas que têm tido conhecimento, têm elogiado o meu trabalho, mas como é fora do circuito comercial e só uma minoria liga à cultura, é conhecido de um pequenino público que se interessa pelas minhas coisas.”
O alaúde nas suas mãos é fonte de poesia, asa feliz de pássaro livre. Pergunte urgentemente pelos discos dele, pois nem sabe o que anda a perder...

Certamente que iremos ter uma noite encantadora, de Verão e magia, das 1001 Noites, no espaço belíssimo que o Museu Nacional de Arqueologia ocupa. Não falte e traga mais amigos!

Luís Filipe Maçarico (Texto e fotos)

2 comentários:

Rosa disse...

Lá estaremos meu amigo, lá estaremos, assim espero.
Rever o Eduardo será um prazer.
Aquele abraço da Rosa

São disse...

Agradeço-te a informação.
Fica bem.