"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, maio 22, 2007

A Exposição da Aldraba no IV Festival Islâmico de Mértola












A Aldraba - Associação do Espaço e Património Popular apresentou em Mértola a Exposição (reformulada) sobre "Aldrabas e Batentes", que tem percorrido o país: Lisboa, Azinhaga (Ribatejo), Alpedrinha (Beira Baixa) e agora, Alentejo.
Pelo recinto passaram o presidente da autarquia, dr. Jorge Pulido, o presidente da região turística Planície Dourada, Vítor Silva, centenas de visitantes, de entre os quais duas dezenas de associados da Associação. Também visitaram o espaço alguns magrebinos, participantes no Festival.
Nesta mostra distribuiu-se o Manifesto, um texto sobre o tema da exposição e um artigo de Santiago Macias, que também visitou a exposição.
A grande sensação foram os quatro postais, um com uma aldraba, outro com um batente em forma de serpente, ambos de Montemor-o-Novo e dois cataventos.
Parabéns à direcção por esta iniciativa.
Texto de Luís Filipe Maçarico e fotos de Rosário Fernandes (1) e LFM (2 a 11)

6 comentários:

Fazendeiros disse...

Olá, parabéns pela exposição.
Eu também estive no Islâmic muito bom.
vejo que os batentes e as Aldrabas de Montemor-o-Novo fizeram furor.
Como estamos a preparar o Festival Internacional de Folclore para Agosto, gostaria de saber se estavam interessados em expôr também alguns Batentes e Aldrabas aqui em Montemor-o-Novo durante o festival.

Um abraço

Fernando Pinto disse...

Sem dúvida, uma bela exposição! Também gosto muito de fotografar aldrabas, porque possuem alma, a alma de quem as toca...

Abraço,
Fernando Manuel Oliveira Pinto

Fernando Pinto disse...

Obrigado, amigo Luís, pelo incentivo.

Estou a preparar um projecto, a preto e branco, muito interessante. Depois conto-te os pormenores, porque desejo muito que participes nele.

Quando for a Lisboa, com tempo, falo contigo. Pode ser?

Só um poeta, como tu, para olhar para o meu sentir fotográfico. Obrigado por tudo! A minha próxima foto é para ti. Espero que gostes!

A minha Inês e o meu Leonardo mandam-te beijinhos. Fica bem!

a.castro disse...

Curiosamente já vi noutro blog a primeira imagem do post (uma cesta de flores e pêssegos - ? ) que deve ter sido "surripiada" daqui!...
Abraço.

marialascas disse...

Muito interessante a exposição. Há batentes que também são muito interessantes.

Alexandre Júlio disse...

Olá Amigo Maçarico!

Fico feliz que o Projecto da Aldraba, continua a bater forte pelo país fora.
Tive imensa pena de não ter podido dar um salto a Mertola, ao Festival Islâmico, mas as Abelhinhas não me permitiram dois fins de semana de folga.
Um Abraço e felicidades,
Alexandre Pirata