"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quinta-feira, maio 03, 2007

ALMADHREB


Apresento-vos a palavra ALDRABA em árabe: ALMADHREB...

Segundo José Pedro Machado, a origem da palavra ALDRABA em português vem de AD-DABBÂ...
O informante, que me enviou o vocábulo, escrito em caligrafia árabe, que aconselho a saborear, é natural de Tozeur (Tunísia), onde vive. Chama-se SALEM OMRANI, é meu amigo, sabe falar português, já esteve em Portugal algumas vezes e escreveu o prefácio da 4ª edição do meu livro PASTORES DO SOL. Salem é responsável pela animação cultural num Departamento da Juventude e da Cultura, perto de Nefta, no sul do sul.

Um dia destes, estou certo regressará por uns tempos à nossa comida e hospitalidade, que muito aprecia, para saciar saudades, palavra que já entrou no seu vocabulário...

4 comentários:

Fernando Pinto disse...

Obrigado, Luís, por partilhares connosco o "esboço" desta palavra em árabe. Gostei mesmo muito!

P. S. No dia 17 de Abril nasceu o meu filho Leonardo Manuel. É muito lindo!

Nota: não tenho tido, felizmente, os problemas que tinha com o anterior fotoblogue.... Às vezes, precisava de dias para colocar uma simples foto, imagina só! Obrigado pela tua visita. As tuas palavras sinceras, poéticas, são muito importantes para mim, porque fazem-me acreditar que vale a pena acreditar no Homem, no futuro... Fica bem!

Abraço, deste teu amigo
Fernando Manuel

oasis dossonhos disse...

Fernando
Parabéns pelo Leonardo e pela tua produção foto-poética...Para quando um livro? O teu belíssimo trabalho merece essa coroação. E eu estarei lá nesse dia para te aclamar.
Abraço amigo
Luís

marialascas disse...

oH! EM ÁRABE QUASE ME CONQUISTAS, NÃO FOSSE EU ANDAR POUCO CRÉDULO NO ASSOCIATIVISMO DO NOSSO PAÍS

Fernando Pinto disse...

Obrigado, amigo Luís!

Quando a minha Inês Margarida e o meu Leonardo Manuel souberem ler vou dar-lhes para as mãos alguns dos teus teus poemas.

Porquê?

Para que aprendam, desde muito cedo, a escutar o silêncio dos teus versos a ecoarem no deserto, o marulhar do teu olhar sempre doce, sempre poético. Sinto orgulho de ser amigo de um poeta!

P. S. Quanto ao livro, gostava de concretizar um projecto que tenho em mente (a preto e branco). Se tiver pernas para andar gostaria que fosses tu a fazer o prefácio, a dizer as primeiras palavras.
Adorava que fossem os teus poemas, ou a tua prosa poética, a acompanhar o meu sentir fotográfico. Mas será que mereço tal honra?

Obrigado pelo incentivo! Tirei um curso com o fotógrafo Aníbal Lemos, um dos melhores artistas portugueses, e fui fotógrafo do Estado-Maior da Força Aérea (2001-2002), em Alfragide. No Jornalismo tenho feito também alguma fotografia... Mas nunca deixei de amar esta arte, de ser amador... É assim que a vejo!

Abraço, daqui de Santarém,
do teu amigo, com muita honra de o ser, Fernando Manuel Oliveira Pinto