"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, maio 18, 2020

Dez livros para Ler- 9 Poemas Escolhidos António Gedeão


Desde muito novo habituei-me à poesia do professor de físico-química Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, natural de Lisboa, que me entrava em casa via rádio. Cantado por diversos artistas que me ficaram na memória. Samuel, Carlos Mendes, Duarte Mendes, Tonicha e Manuel Freire. "Lágrima de Preta", "Calçada de Carriche", "A Fala do Homem Nascido" e "Pedra Filosofal" são alguns desses poemas imortais, como eterno é o seu autor - António Gedeão, bastante celebrado na sua longa vida de 92 anos. Este é o penúltimo livro que partilho, recusando-me a mostrar apenas uma capa, ditando um mero título. Os escritores, os investigadores, os poetas, os dramaturgos merecem-me este respeito, que me leva a falar da sua vida e obra. São os mensageiros do seu tempo, são espelhos de vida que não podemos reduzir a meras peças de um jogo para improváveis leitores...
LFM(texto e fotografia)

Sem comentários: