"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, agosto 05, 2018

O FOGO OUTRAVEZ

Monchique ilustra de forma macabra o terror do Verão, que são os incêndios, os quais regressam todos os anos por esta altura. Mas hoje falaram de Estremoz(*), de Marvão, da Sertã.
Sinto-me enganado, pois falaram na Comunicação Social - até á saturação, com palestras e publicidade institucional aconselhando posturas e tudo volta ao ponto zero.
O clima, é verdade, está alterado. Mas não explica tudo.
Há feridos, casas ardidas, viaturas queimadas. Foi o que li nas "Notícias ao Minuto".
Sou obrigado a pensar: Mas este Povo é estúpido? (As informações referem que grande parte dos incêndios resultam da utilização [desaconselhada, quiçá proibida] de máquinas agrícolas).
Depois o pasto que os eucaliptos continuam a ser (na Beira Baixa, nas zonas que arderam, voltaram a plantar e/ou cresceram de forma assustadora. Os eucaliptos por onde começou o incêndio de Monchique.
O filme das populações deslocadas repete-se. 
Porque razão os meios não foram disponibilizados - em força - logo de início? Quem decide? Porque não estamos protegidos deste pesadelo e ele sucede sempre, mesmo que se evitem os mortos do ano passado?


(*) Com desagrado li que o presidente da CMEstremoz disse à Comunicação Social que os feridos  (dois dos quais jovens com queimaduras graves) num incêndio local, estavam numa quinta e não eram da terra, como se isso pudesse aliviar a intensidade do sinistro.

LFM (texto) Fotografia recolhida na Net

Sem comentários: