"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quarta-feira, agosto 23, 2017

Vinhos de Pias que não o são!!!

                                  
                                         

Constato no dia a dia, em mercearias de bairro, como em supermercados, a abundância de vinhos que utilizam a marca PIAS.
Como muito bem escreveu, na sua página do Facebook, o Amigo José Borralho, ilustre poeta e cantador: "Vinhos de e em Pias, só os da Sociedade Agrícola de Pias-Margaça e os vinhos do Monte da Capela; mais nada!"

Não seria então - em conjunto com as autarquias - proceder à valorização da terra, registando os vinhos  genuínos, provenientes de vinhas e produtores pienses?

Já existe esse selo de autenticidade, noutras regiões, em relação aos mais diversos bens alimentares, de origem e tradição...
Porque razão em Pias não se encontrou ainda um caminho semelhante, para defender a identidade local? 

O Património não pode ser deixado nas mãos de quem o adultera, ou seja, os intrusos, que de fora re/inventam um vinho, que não pertence àquela terra: resultando dessa manobra o engano do consumidor, que compra como sendo Pias o que até pode ser mexicano... Em tempos vi uma das muitas boxes com tal designação, que invadiram o mercado, engarrafada no Cartaxo...

Ignorante confesso  - na questão do registo de marcas, - penso contudo que é viável implementar a chamada "denominação de origem".
Amigos de Pias: É importante também lutar por isto, não é?

Luís Filipe Maçarico (texto e imagens)

Sem comentários: