"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, fevereiro 24, 2013

Património de Moura: Cataventos.

Tendo passeado por Moura, na tarde deste sábado, deliciei-me a ver (e fotografar) uma diversidade de cataventos que, sobre os telhados da cidade, anunciam ventos, mudanças de tempo, evocando figuras históricas, como o cavaleiro da diligência, ou do quotidiano, como o caçador ou o tractorista, mas também animais simbólicos, como o galo, que anuncia a luz, na voz do seu canto, ou a velocidade espantosa do animal mitológico, conhecido como Pégaso, cavalo alado, símbolo da imortalidade. 
José Prista, fundador da Aldraba e meteorologista, escreveu um artigo,muito interessante, que se recomenda:


É bom sentir que nas nossas cidades, vilas e aldeias do interior, as marcas patrimoniais e identitárias, são orgulho das gentes, resistindo na paisagem humana, promovendo, como é o caso, roteiros de descoberta e admiração.
Parabéns à Câmara de Moura e à sua população, pela qualidade desta memória, ainda viva, que evoca a
criatividade dos ferreiros!

Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)

1 comentário:

Zulmira disse...

Exmo Sr Luis Filipe Maçarico

Chamo-me Zulmira Bento e estou a fazer um trabalho sobre os cataventos do meu concelho. Como lá não há muitos, pensei mostrar outros que lá não existem. É neste sentido que tomo a liberdade de o contactar por esta via, para lhe pedir autorização para reproduzir 4 dos belos cataventos de Moura que aqui nos mostra. São eles o cavaleiro da diligência, o tractorista, o cavalo alado, e o caçador. Estas fotos apresentam a data de fevereiro, 24, 2013.
É evidente que mencionarei o nome do autor, como mandam as regras. O seu a seu dono. As suas fotos terão assim uma divulgação diferente.
Trata-se dum trabalho sério na sequência de outros. Também eu gosto muito de cataventos. Resido em Coimbra e sou sócia efectiva da Associação Portuguesa de Escritores.
Gostaria ainda de lhe pedir que, caso aceda ao meu pedido, como espero, me faculte as fotos com a resolução indispensável para uma boa reprodução.
Peço-lhe que me responda tão breve quanto possível porque estou na fase de ultimação do trabalho e o tempo começa a escassear-me.
Desculpe a minha intromissão mas não tinha outra via.
Antecipadamente agradecendo,
Zulmira Bento
zubento@gmail.com