"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, fevereiro 06, 2011

Ana Luísa Janeira: A Filósofa das Ciências


A Professora Ana Luísa Janeira irá dar a sua última aula no derradeiro dia de Março deste ano.
Trata-se de uma mulher admirável, pelo percurso académico e pessoal, que irá ser motivo de um artigo, que oportunamente apresentarei e para o qual tenho andado a recolher elementos, há cerca de dois meses.
Para aqueles que desconhecem o alcance da obra desta portuguesa, aqui ficam breves dados biográficos:
Licenciada em Filosofia (Faculdade Letras da Universidade do Porto) em 1967, Doutoramento em Filosofia Contemporânea (Université Paris I Panthéon-Sorbonne) no ano de 1971, agregação em Filosofia das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Letras, em 1985.
Ana Luísa Janeira leccionou em inúmeros estabelecimentos de ensino, desde 1966, no Porto, em Lisboa, em Coimbra, Montepellier, Brasil e Argentina.
Entre 1976 e 2007 desempenhou as suas funções na Faculdade de Ciências/Departamento de Química e Bioquímica. Durante os três anos seguintes, esteve na Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências.
Fez investigação sobre Laboratórios de Química, transformação e sobrevivência dos Jardins Botânicos e dispositivos dos Museus de História Natural e Museus de Ciência.
Para conhecerem esta cidadã, cliquem em:
http://aminhaultimaula.wordpress.com/ana-luisa-janeira/nota-biografica/
E para apreciarem um dos seus grandes projectos, visitem:
http://marcasdasciencias.fc.ul.pt/pagina/inicio
Conforme poderão constatar, o percurso desta autora contribuiu para nos enriquecer, enquanto portugueses.
Palavras como Ciência, Filosofia e Afecto, enquadram-se bem na definição da sua "viagem" pelo mundo e falar dela, será sempre perceber como podemos ser Positivos, não obstante os obstáculos que vamos encontrando na caminhada.
Nota Biográfica: Luís Filipe Maçarico; Fotografia: José Manuel Gema

Sem comentários: