"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, maio 09, 2010

Com a Turma do "Portugal Islâmico" em Madinat Al Zahra










Há sítios mágicos no Mundo. Madinat Al Zahra, nos arredores de Córdova merece visita e contemplação.
Estive este sábado no centro de interpretação, acabado de inaugurar e num cenário que há séculos era sede de um poder que marcou memória e património.
Deste território, diz a Wikipédia:

"Em 936 o califa Abd al-Rahman III decide fundar uma nova cidade, Madinat al-Zahra (Medina Azara), que deveria funcionar como nova capital e sede do governo. Situada a cerca de oito quilómetros de Córdova, as obras da sua construção duraram cerca de quarenta anos, mas a cidade teve uma vida efémera, já que foi pilhada e destruída durante a anarquia que se seguiu à queda do califado no século XI. Baseada num modelo oriental (foi inspirada no complexo palatino de Samarra erguido pelos Abássidas perto de Bagdade), a cidade apresentava uma planta quadrangular. Estava construída sobre a ladeira de uma serra, o que permitiu a sua estruturação em três terraços: no nível mais alto, estava o palácio califal (Dar al-Mulk) e a residência dos principais membros da corte e da guarda; no nível intermédio encontrava-se o salão das recepções (conhecido como "Salão Rico") e no nível inferior os banhos, a mesquita, o mercado e jardins."

in: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:JFALJfMAxewJ:pt.wikipedia.org/wiki/Al-Andalus+madinat+al-zahra&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt

Em próximos artigos além de mostrar mais imagens, falarei da mesquita de Córdova e desta Madina Al Zahra.
Por agora e como aperitivo, deixo cinco fotografias.
Luís Filipe Maçarico

Sem comentários: