No rescaldo da trigésima festa do Avante, venho partilhar a alegria de ter encontrado muitos amigos, e sobretudo o privilégio de ter assistido a um concerto inesquecível e emocionante de Luísa Basto, grande senhora da canção portuguesa, que canta o Alentejo, a mulher, a luta, a liberdade e o fado com uma categoria que pede meças a novas e velhas intérpretes (memoráveis as suas interpretações de Alain Oulman: Fado Peniche e Povo que lavas no rio!).
Companheira cinco estrelas dos caminhos da World Music, Luísa tem uma postura simples mas dramática, que arrebata o público. Acabou com cantos revolucionários, alguns em russo. Arrepiante!
Oiçam-na num disco que a Câmara Municipal de Serpa editou: "Fui hoje ao Alentejo"... fiquei de lágrimas nos olhos. Esta mulher tem uma voz que deve ser divulgada, apoiada, aplaudida. É agora, quando ela está espantosa, no pleno, quando é um grande prazer escutá-la que a quero honrar com palavras de alentejano, simples, comovidas. Enquanto está bem viva e com muito para dar. Grande Luísa!
Um dia destes o meu amigo Augusto Cortes far-me-á chegar imagens que captou no concerto e voltaremos a falar dela, porque nunca é demais vitoriar a alentejana de Vale do Vargo que ficará para sempre na história da democracia portuguesa como a cantora do "Avante Camarada."
Mas ela é muito mais, é uma cantora que sabe colocar a voz, e que voz!
Oiçam-na!
3 comentários:
ALuisa Basto é uma grande cantora, independentemente das suas ideias politicas. Pelas suas qualidades artísticas e vocais, gostaria de lhe fazer um convite profissional. Não tendo eu o contacto dela, muito agradecia que mo enviassem.
Um bom ano e muito obrigada.
M. Ines
A Luisa Basto é uma grande artista, tenha ela as ideias politicas que tiver. Isso-me é-me indiferente. Pelas suas grandes qualidades como intérprete, gostaria muito de lhe fazer um convite profissional. Não tendo eu o contacto dela, muito gostaria que mo enviassem.
Um bom ano e muito obrigada.
M.Inês
A Luisa Basto é uma cantora que adoro ouvir, independentemente das suas tendências políticas. É uma artista que merece todo o nosso apreço. Gostaria muito de obter o seu contacto para a convidar para um evento cultural.
Um bom ano e muito obrigada.
M. Inês
Enviar um comentário