"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, junho 13, 2021

Monografia de Mosteiro, de João Coelho apresentada na Associação Mosteirense, com numeroso público





Após a evocação do centenário da ponte sobre a Ribeira de Pera e dos zeladores da água que corre por magníficas levadas, que um grupo numeroso de cidadãos percorreu, foi apresentada a Monografia de Mosteiro (Pedrógão Grande) da autoria de João Coelho, no espaço da associação local e na presença de autarcas, amigos, associativistas da Aldraba e povo da localidade.
Na ocasião tive o ensejo de intervir, por sugestão do autor.
Eis o que disse:
"O evento que testemunhamos hoje é a festa de um povo que fica mais honrado com um livro idealizado e escrito por um dos últimos carolas do associativismo voluntário, que tem um percurso que fala por si, não necessitando de acrescentar ao curriculum para vaidade pessoal este título.
O esforço que está à vista nas páginas da obra foi enorme, vencendo vicissitudes, teimosamente, para entregar à posteridade, aos vindouros, as memórias, as sabedorias, a vida difícil dos antepassados.
Trata-se de um profundo levantamento etnográfico, onde a geografia humana se evidencia. As tradições os costumes, o saber médico do povo, a natureza pródiga envolvem-nos de tal modo que apetece ler este livro até ao fim.
Enriquecemo-nos todos ao sabermos que um lugar entre serras, com uma ribeira mágica a cantar com os pássaros, tem tanto para contar."
Luís Filipe Maçarico (Texto e fotografias)

1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Gostei de ver e ler.
Espero e desejo que esteja bem
Abraço e saúde