"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, fevereiro 18, 2019

A Falta de Espírito Crítico e as Armadilhas Virtuais

Há ocasiões em que ficamos sem palavras, perante a derrapagem dos acomodados, que se limitam a partilhar o que recebem, pela net, sem qualquer espírito crítico, sem se darem ao trabalho de comprovar se aquilo que estão a ler é verdade ou se se trata de uma notícia falsa.
Ao longo dos anos tenho chamado a atenção de alguns incautos, explicando que a morte do cantor ou da actriz, que acabaram de divulgar, não se encontra em nenhum jornal on line.
Vem isto a propósito de duas dessas "notícias", uma mais recente, desmontada no "Notícias ao Minuto", outra que circula e cansa ver multiplicar-se, como cogumelos, acerca de uma jovem supostamente desaparecida e quando se pergunta a quem publica, qual a fonte...dizem-nos que foi enviada por uma amiga de uma amiga de uma amiga...
Porque não partilham um poema, uma tela, uma canção que remeta os outros para a possível harmonia, num mundo tão caótico?
O voyeurismo, o coitadinhismo é sempre a garnde via por onde circula a mentira e os vírus que muitas vezes vêm agarrados e se apoderam dos dados de quem tem este gesto, supostamente solidário, pensando que está a agir bem, sabe-se lá a favor de quem...
Resolvi fazer este post para mostrar o logro em que facilmente as pessoas caiem. Ora tomem lá atenção e leiam o que aqui se partilha (acerca de uma fake new viral, por causa do efeito "seguidismo):

Sem comentários: