"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, maio 10, 2016

Tiros no Pé


Um cidadão que julgo vive em Madrid, comentou um artigo deste blogue, editado em 2012, ou seja, quatro anos depois, infelizmente desfasado da realidade de uma freguesia, que passou a chamar-se Estrela e a integrar Lapa, Prazeres e Santos-o-Velho.

Diz este senhor, sob pseudónimo: "Não sejam hipocritas, ignorantes, eu entreguei pessoalmente o garfo do Neptuno na Junta dos Prazeres, encostaram atras de uma porta e até hoje não foi reposto! ok?! "
Não faço ideia acerca de quem são os hipócritas ou os ignorantes...

Provavelmente o prestimoso e indignado cidadão, que escreve sob pseudónimo, desconhece que a sede da nova junta passou a localizar-se noutro local e que o presidente do actual mandato é outro, embora tenha vencido o mesmo partido, cujo então eleito terá recebido o tridente - "garfo", para o judicioso senhor, que do alto da sua sabedoria invectiva os ignorantes...

Desconhece este emigrante participativo que o actual presidente tem sido confrontado por vários cidadãos, entre eles eu, que já não moro lá, recebendo olhares fusilânticos - sei que a palavra não existe mas quis dar uma de intelectual, à Mia Couto...- como se tivesse a dizer algo proibido ou ofensivo.

O Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, quando questionado acerca dos anos em que a estátua tem permanecido danificada, respondeu que o assunto estava nas mãos do Património - desconheço se no IGESPAR, ou se em gabinete semelhante, à escala municipal....

Há quem passe o tempo a dar tiros no pé, em vez de se informar. 
Desconheço (ignorante que sou acerca da vida das pessoas, que em tempo de liberdade parecem viver na clandestinidade, pois assinam as suas críticas com pseudónimo) se será o caso. 
Fica o esclarecimento. 
E a haver uma crítica, que considero até pertinente, deverão ser nomeados os  responsáveis. 
Como não sou hipócrita e considero-me informado, e dou a cara por causas, apontando quem não age, a carapuça não me serve!
Saudações.

Transcrevo o que então escrevi  (e que ninguém  consegue desmentir, pois há testemunhas do que afirmo):

Como podem constatar por estas imagens, o belo monumento, referenciado em diversos inventários e publicações, foi danificado por marginais, durante um jogo de bola. O tridente de Neptuno foi derrubado por uma bolada potente, que partiu os dedos da mão que segurava aquele instrumento ligado à mítica figura.

Quem quiser comprar residência, nesta zona, terá um grande dissabor, que é não poder descansar na sua própria casa.
 
Os danos em alguns prédios são lamentáveis: Vidros partidos, estendais derrubados, além da gritaria que se prolonga pela noite, impedindo quem trabalha e paga os seus impostos de ter paz e saúde. Há largos anos uma idosa que tinha a janela aberta foi surpreendida por uma bola que lhe caiu na sopa, tendo tido um AVC na sequência do mal estar causado pelos vândalos.
  
Luís Filipe Maçarico 

Sem comentários: