"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, maio 22, 2011

6º Festival Islâmico de Mértola

































Na sexta edição do Festival Islâmico, que acabou esta tarde, em Mértola, foi possível ver bons espectáculos, designadamente o de Sebastião Antunes, com Janita Salomé, na noite de ontem, no palco do Cais do Guadiana, de intensa e contagiante energia, e do magnífico grupo de música de inspiração islâmica AL- KAUTHAR, que actuou no Cine Teatro Marques Duque, ontem à tarde.
Eduardo Ramos animou novos pátios, abertos pela primeira vez, bem como o Largo da Alachofra, assegurando um desempenho envolvente, que se mantém desde há 12 anos, nas diversas edições do Festival. A sua música é fundamental neste acontecimento tão importante para quem gosta deste sul.
Pedro Mestre trouxe o fascínio da viola campaniça e Sebastião Antunes mostrou, da sua imensa colecção de instrumentos musicais de todo o mundo, alguns artefactos curiosos, que utilizou para produzir extraordinários sons.
Foi muito agradável descobrir novos espaços, como o pátio da Casa Cor de Rosa, animado pelos alunos e professoras da Al Sud, ou da Palmeira, onde D. Margarida partilhava segredos, como o das bolachinhas de menta...
Exposições, as tendas dos comerciantes da Comunidade Islâmica de Granada, do Magrebe e do Egipto, transformando a vila velha num imenso souk (mercado) apelativo, os ex-Gnawa, agora rebaptizados de Mercadores de Abdul, percorrendo as ruas com os seus cânticos e danças, a feira do livro, com muitos títulos de temática árabe e a visita de alguns escritores, o irresistível atelier de Nádia Torres, com as suas jóias, cuja obra maior é o seu sorriso, a população de Mértola, jovem e idosa, acompanhando o evento, abrindo janelas e portas para a partilha e o convívio, a visita de forasteiros de todo o lado, a apresentação do projecto de musealização de objectos, cujo conjunto se define por "Casa de Mértola", reconstituindo o interior de uma habitação tradicional, foram algumas das actividades diárias, ao longo dos quatro dias do Festival.
Muito mais aconteceu, mas não pudemos abarcar tudo. Falamos do que vimos, que foi inesquecível. Tempo breve do regresso dos "mouros" ao Alentejo...
Até 2013, em Mértola!
Luís Filipe Maçarico (texto e fotos)
NOTA: Uma parte das imagens foram recolhidas na quinta-feira, primeiro dia deste belo acontecimento, permitindo encontrar as ruas, ainda com um número de visitantes reduzido. No fim de semana, os visitantes aumentaram, embora me pareça que vieram menos do que em anos anteriores...

1 comentário:

zmsantos disse...

O Festival continua a ser um importante ponto de encontro de culturas e de amigos. Mais uma vez, este ano, superou as melhores expectativas.
Abraço, caro amigo. Até breve!