Um dia, saturado de escutar o descaramento dos tudólogos que opinavam acerca do Covid diariamente, fiz zap e fui ter à Sic Mulher e a uma série inesquecível acerca da vida de Simon Bolívar, com uma reconstituição histórica a nível de figurinos e cenários magníficos.
Fui ficando naquele canal e pela primeira vez assisti à telenovela turca "Mother" (Mãe). Com Cansu Dere, jovem actriz nascida em território turco mas com aspecto físico de actriz do Norte da Europa. Chegou a ser Miss Turquia. Pesquisei e acabei por saber que os pais são de origem grega e búlgara.
Seguiram-se uma série de novelas marcantes como Gulperi, Melek a Struggle Mother, For My Family, Sabor a Paixão e Amor Viciado, entre outras, onde também incluo Kasaba Doktoru.
Os actores ultrapassam em representação os brasileiros e os portugueses, cujos argumentos já não consigo aceitar, pela banalidade que as telenovelas nacionais e brasileiras apresentam.
Talvez um dos inconvenientes seja serem dobradas em espanhol. Nas fichas técnicas, os turcos destacam-se por terem estudado nos conservatórios e escolas de representação, sendo grande parte deles modelos. Enquanto defeito é recorrente aparecerem hospitais, prisões, roubos, facadas, etc.
A tradição está presente com grande ênfase, sendo geralmente bons mostruários etnográficos. Em Melek, desde o rio Eufrates a Antep e o seu castelo milenar que ruiu durante o mais recente sismo, há um encanto adicional aos gestos e canções.
My Name is Melek (TV Series 2019-2021) — The Movie Database (TMDB) (themoviedb.org)
A banda sonora destas telenovelas é uma marca forte desta produção em grande escala, sendo inúmeros os países que assistem a estas histórias. As interpretações e os enredos já estão a invadir a Sic Caras e até alguns canais da Fox.
Acredito que não há acasos.
LFM (link copiado da Net acerca da telenovela Melek)
Sem comentários:
Enviar um comentário