"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, agosto 16, 2022

VIVA ARTUR BUAL!

 


Dos melhores encontros que a vida (e Eduardo Nascimento no programa que fizemos na Rádio Horizonte "Desafios") me proporcionou, destaco a admiração e fraternidade mútua de e com Artur Bual (olá, Maria Joao Bual!). Frequentei o seu Atelier intensamente ao longo da sua última década de vida, a partir de 1987, vibrando com a intensidade do seu carácter, a força da sua pintura, a afirmaçãode uma personalidade ímpar.

Ocorre-me quando teve de aguardar a contragosto em Oeiras, pelo então subsecretário da Cultura de cavaco, Santana Lopes. Farto de esperar, decidiu jantar com os Amigos, dirigindo-se apenas à galeria onde expunha, após a refeição, fazendo esperar o político atrasado.
Fui várias vezes brindado com a sua presença na apresentação dos meus livros de poesia (mesmo num Agosto muito quente em Alpedrinha, quando lancei "Mais Perto da Terra").
Em 2020 celebrei-o na Antologia "No Azul da Manhã Acorda para Cantar", cujas fotografias (como esta de Danilo), telas e desenhos são de sua autoria. VIVA BUAL! [que nasceu há 96 anos, no dia 16 de Agosto de 1926]
VIVA O CÍRCULO ARTÍSTICO E CULTURAL ARTUR BUAL, do qual sou fundador e associado, saudando Rodrigo Dias, o actual e dinâmico Presidente da Direcção!

Texto: Luís Filipe Maçarico Fotografia: Danilo.

Sem comentários: