"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quinta-feira, agosto 22, 2019

Não Sei se Temos Salvação!

O Mundo todos os dias bate ainda mais no fundo. Estamos a morrer, sem grande sobressalto, porque a falta de formação, a ignorância e o fanatismo em torno de seres erróneos ultrapassam limites… Há dias vi na televisão pessoas indignadas, porque uma vaga de algas verdes tinha invadido a praia em Monte Gordo. Dos novos aos idosos, dos nortenhos aos sulistas, não havia opiniões com lucidez nem qualquer conhecimento. Alguém alvitrou que a Câmara devia mandar limpar… E que tal mandarem retirar o mar? Desconhecem estes cidadãos, pouco dados à curiosidade e à geografia, que existe uma vila chamada Apúlia e que na memória colectiva dessa terra nortenha permanecem danças etnográficas com sargaceiros… Mas os próprios "jornalistas" que fazem estas "peças" para encher chouriços, deveriam voltar à escola, para reaprenderem a escolher assuntos e olharem para o quotidiano sem este alvoroço podre. Acabei de ler que sequóias com 3.000 anos estão a ser arrancadas na América. Trump diz todos os dias barbaridades. Uma das mais recentes foi a tentativa de compra da Gronelândia. Donald tem seguidores pelo mundo e há até quem diga que no xadrez da diversidade mundial existem porta-vozes do seu pensamento, cujo objectivo maior é desestabilizar, para que o dólar e o poderio do império consigam cravar as garras nas costas dos povos do planeta.
O magnata põe em causa as alterações climatéricas, ignorando as evidências - glaciares que derretem, neve de plástico, ameaçando a pureza da água que beberemos, já que o peixe que se come vive em oceanos altamente poluídos.

No Brasil (é inevitável não falar da tragédia da Amazónia) os colossais incêndios matam tudo. Leio referências na imprensa mundial, amigos e amigas bastante diferentes, com ideias diversas, convergem no repúdio, apontando a intensificação da agro-indústria como o grande crime ecológico, acusando as erradas medidas governamentais que desestabilizam o equilíbrio do pulmão da Terra.

As escolhas eleitorais não são suficientemente esclarecedoras.
Nas Filipinas, Duterte, que teve formação cristã, num país em que 2/3 da população abraça a religião católica, proclamou a caça ao toxicodependente, tendo sido assassinados cerca de dez mil supostos viciados, sob o lema "bandido bom é bandido morto". E para reforçar a sua cristandade, recorda-se o que terá dito quando o Papa Francisco visitou Manila: segundo ele (formado em artes e direito) o fdp estava a causar engarrafamentos…

E nem sequer vou falar de Salvinni, Orban e de Jaroslaw Kacynski...

Por cá, foi revelado que as oliveiras transgénicas, que invadiram grande parte do território alentejano, contraíram uma moléstia que complica tudo.
O capitalismo selvagem que explora o mínimo sinal do que é possível rentabilizar, das praias (Comporta) às cidades (a praga da turistificação, fazendo alastrar o espírito da Disneylândia nos territórios urbanos), assaltou os paraísos do Mundo.
Vemos, ouvimos e lemos...

Não sei se temos salvação!

Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)

2 comentários:

Creudenia disse...

Estamos a viver tempos sombrios, também não sei se teremos salvação, é muito triste constatar essa evidência.

Sierra disse...

lo que nos merecemos, somos victimas de nuestro egoísmo y irresponsabilidad, No tenemos claro nuestras prioridades.