"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, maio 05, 2019

Estória de um Camafeu


A figura é aberrante, grotesca, monocórdica, mas todos se curvam, porque é "doutoral".
Numa terra de cegos, em termos culturais, qualquer camafeu que anseie aparecer, consegue perpetar a cintilação do curriculum para encher o olho à ignorância de um certo Poder diletante, na  feroz e escandalosa ambição de ser promovido, trepando de degrau em degrau, até atingir o patamar sobranceiro.
Preenche assim um vazio, que os "pasmados" em redor não são capazes de superar, porque a vidinha onde chafurdam é o território do seu pleno direito a serem poucochinho. País-pocilga.

Mas verdadeiramente quem conhece o Camafeu? 
Alguns intelectuais apontam-no como autor de uns não-livros. 
O meio académico, onde foi inserido, apesar de o considerar medíocre, alimenta-se no sistema de vasos comunicantes e na respiração boca a boca, com a pronta performance destes lacaios e das correspondentes laicas, que sustêm, à custa de uma diligente graxa,  a asfixia anquilosante. 
A academia tem especial predilecção por tais seguidores servis, verdadeiras cavalgaduras mumificadas, zurrando pseudo cientificidades, surripiadas numa velha mercearia, com enxúndia e  onde se vende bacalhau a pataco.

Todavia, há todo um país que ignora estes estafermos, para lá das cátedras apodrecidas e de uma imprensa sem nível, cujas folhas acabam por servir para absorver a gordura do peixe frito.
Acredito que, na sua incessante e desvairada busca por mais títulos, o basbaque anseia ser presidente de mais qualquer coisa, nem que seja de uma associação de vão de escada.
E enquanto palita os dentes amarelados, cofiando os pintelhos do queixo arrota, idealizando-se forrado de couro a chicotear aqueles que ousaram contestar a sua imensa sabença, berrando "Eu é que sou o Grande Investigador! Vá amochem, que nenhum de vocês presta!"

[Qualquer semelhança com a Realidade, não passa de um delírio da Ficção]

Texto de Luís Filipe Maçarico. Imagem: Giorgio de Chirico (recolhida na Net)

Sem comentários: