"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, dezembro 02, 2016

A Menorização do Património chegou ao Tua

A menorização das questões identitárias, que definem uma região, um Povo, um País e do seu Património está imparável.
O Pirosismo que invadiu Portugal carece da frontalidade, espírito crítico e sarcasmo de um Eça, um Camilo, um Ortigão, um Aquilino, um Saramago, pois não vislumbro autores literários com características para enfrentar interesses instalados. Até o José Luís Peixoto, que chegou a dar aulas, uma vez na Televisão disse que tinha uma família para sustentar e era por isso que agora escrevia... (quantos empresários do novo filão turístico leram esses e outros autores indispensáveis à formação cultural de quem anseia dirigir empreendimentos e projectos que promovam o que é genuíno em Portugal?)
A Americanização do centro das cidades, transmutando em cenários Hollywoodescos espaços históricos, chegou a Trás - os - Montes.
Lemos na página 20 do "Público" de hoje que "O comboio turístico que o grupo Douro Azul  pretende pôr a circular na linha do Tua suscitou uma onda de indignação  nas redes sociais porque a locomotiva, de desenho tipicamente americano, parece saída da Disneylândia".
E acrescenta a notícia: "O Tua Express, inspirado nos comboios do Tio Sam, vai circular a partir da próxima Primavera ent5re Mirandela e Brunheda, nos 33 quilómetros de via estreita que sobreviveram à barragem."
Dizem os entendidos que "Uma locomotiva americana nada tem a ver com a cultura ferroviária europeia e portuguesa".
Em suma, será bom haver um comboio por aquelas bandas, mas não vale tudo!

Ler a informação completa aqui:


Luís Filipe Maçarico (texto) Imagem do jornal "Público"

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Incompreensível. Temos em Portugal bonitas locomotivas antigas. Será que não dava para as adaptar ?
Um abraço e bom fim de semana

O Puma disse...

Abraço amigo
Eufrázio Filipe