"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, janeiro 02, 2026

Um Texto de Rosário Narciso

 


As pratas dos chocolates

Durante a época natalícia, depois de comermos os sinos, os pais natais, as sombrinhas e as bolas de chocolate que colocávamos a decorar a árvore de Natal, esticávamos muito bem as pratas e guardávamo-las para usos futuros.
Esses invólucros coloridos e brilhantes serviam, por vezes, para marcar as nossas páginas preferidas de um livro ou para fazer de rio que corria por baixo da ponte colocada no musgo do presépio.
Outras das funções que também lhes eram atribuídas, era decorar as pintas e os lagartos que se ofereciam às crianças na época pascal ou colocar por cima das brasas da braseira, para durarem mais tempo.
Eram outros tempos, em que a tudo era dada uma segunda vida. Hoje, quando abrimos um livro e as encontramos temos uma boa recordação. (Rosário Narciso in Chocolatinhos do Calendário do Advento)

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho pena que as pessoas hoje estão demasiado apressadas para perceber a importância das pequenas coisas … e como as pequenas coisas podem ser coisas grandes , para mim isso só acontece porque são vazias de si . Beijo