tag:blogger.com,1999:blog-7827465.post3385614780625589304..comments2023-11-16T17:08:28.376+00:00Comments on aguas do sul: Dia Mundial do Teatro: Devia Ser Todos os DiasUnknownnoreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-7827465.post-39917002500570535562008-03-30T22:48:00.000+01:002008-03-30T22:48:00.000+01:00Olá LuisAssocio-me a esta tua lembrança sobre o d...Olá Luis<BR/><BR/>Associo-me a esta tua lembrança sobre o dia mundial do teatro e não resisto a enviar-te o texto da mensagem singela que este ano penso ter sido alvo de leitura nos palcos de representação de todo o mundo.<BR/>Apesar de ter sido "forçado" a abandonar o palco por razões de saúde, sinto a necessidade de estar ligado, por uma qualquer forma, à nobre arte de Molière.<BR/>Um abraço.<BR/>Eduardo<BR/><BR/>"Dia Mundial do Teatro<BR/>27 de Março de 2008<BR/><BR/>Existem várias hipóteses sobre as origens do teatro, mas aquela que mais questiona o meu espírito tem a forma de uma fábula:<BR/><BR/>Uma noite, em tempos imemoriais, um grupo de homens tinha-se reunido numa pedreira para se aquecer à volta de uma fogueira a contar histórias. Quando de repente, um deles teve a ideia de se levantar e usar a sua própria sombra para ilustrar a sua história. Socorrendo-se da luz das chamas, fez aparecer nas paredes da pedreira figuras maiores do que o natural. Os outros, deslumbrados, foram reconhecendo o forte e o fraco, o opressor e o oprimido, o deus e o mortal.<BR/><BR/>No nosso tempo, a luz dos projectores substitui a luz da fogueira original e a maquinaria de cena as paredes da pedreira. E com todo o respeito por certos puristas, esta fábula recorda-nos que a tecnologia está na verdadeira origem do teatro, que não deve ser considerada como uma ameaça, mas como um elemento congregador.<BR/><BR/>A sobrevivência da arte teatral depende da sua capacidade de reinventar-se, utilizando novas ferramentas e novas linguagens. Caso contrario, como poderia o teatro continuar a ser o testemunho dos grandes embates da sua época e promover a compreensão entre os povos, se ele mesmo não desse prova de abertura? Como poderia orgulhar-se de oferecer soluções para os problemas de intolerância, de exclusão e de racismo, se, na sua própria prática, se recusasse à mestiçagem e à integração?<BR/><BR/>Para representar o mundo com toda a sua complexidade, o artista deve propor formas e ideias novas e mostrar confiança na inteligência do espectador capaz de reconhecer, ele próprio, a silhueta da humanidade nesse jogo perpétuo de luz e sombra.<BR/><BR/>É verdade que, por brincar demais com o fogo, o homem corre o risco de se queimar, mas pode também ter a possibilidade de deslumbrar e de iluminar".<BR/><BR/>Robert Lepage<BR/>QuebecEduardo Castro Serrahttps://www.blogger.com/profile/11448214400443374145noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7827465.post-69154950387098580012008-03-28T14:45:00.000+00:002008-03-28T14:45:00.000+00:00Olá, amigo Luís! Tudo bem contigo?Também gosto mui...Olá, amigo Luís! Tudo bem contigo?<BR/><BR/>Também gosto muito de Teatro!<BR/><BR/>Abraço,<BR/>Fernando Manuel Oliveira Pinto<BR/><BR/>P. S. O meu irmão está a fazer uns programas para a RTPn (Ler+). Um desses programas é sobre Eugénio de Andrade. Na altura, lembrei-me de ti, do teu gosto pelos versos do teu colega e amigo poeta.Fernando Pintohttps://www.blogger.com/profile/05821994241795982740noreply@blogger.com